Temporada de cruzeiros em Salvador teve aumento de 7% no fluxo de passageiros

Encerrada no dia 21 de abril, a temporada 2018/2019 de cruzeiros no Terminal Marítimo de Salvador teve um aumento de 7% no número de passageiros que circularam pelo local em relação à temporada anterior.

No total, o fluxo de passageiros no terminal foi de 151.622 cruzeiristas, que chegaram à cidade em uma das 50 escalas dos navios de cruzeiros da temporada. Entre as embarcações que passaram pelo Terminal Marítimo de Salvador no período, vale citar a estreia do MSC Seaview, um dos maiores navios de cruzeiros do mundo, com capacidade para acomodar até 5.300 passageiros e 1.600 tripulantes.

No cenário internacional do segmento de cruzeiros, 2018 foi um ano de recorde em número de reservas. Segundo a Cruise Lines International Association (CLIA), o último ano registrou um incremento de 1,5 milhões de passageiros, estimulado pela chegada ao mercado de novas embarcações, que representaram um aumento de mais de 30 mil leitos.

Embora a participação do mercado nacional na indústria de cruzeiros mundial ainda seja tímida, os sinais de crescimento gradativos têm elevado as expectativas dos participantes do setor no Brasil. A presença do MSC Seaview na costa brasileira nesta temporada, por exemplo, confirmou as previsões positivas, dada sua contribuição para o aumento na oferta de leitos.

Por estar localizado em um dos destinos de cruzeiros mais desejados do país, o Terminal Marítimo de Salvador tem investido cada vez mais na eficiência da prestação dos serviços de apoio ao embarque, desembarque e trânsito de passageiros.

“Já estamos nos preparando para a nova temporada, aumentando a padronização e otimização de processos, promovendo melhorias na sinalização das áreas do terminal para os passageiros e investindo ainda mais na capacitação profissional”, diz Claudio Brites, gerente da Contermas, arrendatária que administra o terminal e é formada pelas empresas Socicam e ABA.

A temporada de cruzeiros 2019/2020 terá início em 17 de outubro, com a chegada do navio Mystic Explorer. A previsão é de que o Terminal Marítimo de Salvador receba entre 4.000 e 5.000 passageiros a mais do que na temporada anterior, já que serão adicionadas quatro novas escalas entre os navios que passarão pelo Porto.