Terminal da Lapa recebe visita de especialistas em mobilidade da América Latina

O terminal da Lapa, em Salvador (BA), recebeu uma visita técnica de diversos especialistas em mobilidade urbana por ocasião da 16ª Assembleia UITP América Latina, realizada na cidade no fim de novembro de 2018 pela Associação Internacional do Transporte Público (UITP, na sigla em inglês) e que discutiu diversos temas ligados ao transporte na região.

Representantes de 10 países (Bélgica, Espanha, Costa Rica, Panamá, Uruguai, México, Argentina, Chile, Colômbia e Alemanha) visitaram o terminal, em uma comitiva de 42 delegados que tiveram oportunidade de analisar a infraestrutura e o funcionamento do local. A visita foi acompanhada pelo titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) da cidade, Fábio Mota, que destacou a economia de R$ 120 milhões para a prefeitura gerada pela concessão do terminal.

Sob gestão da Socicam desde 2015 através da Nova Lapa, o terminal foi praticamente reconstruído seguindo os mais modernos padrões de acessibilidade, segundo a prefeitura de Salvador. “Na América Latina, são poucos os exemplos de terminais urbanos que requalificaram o espaço, proporcionando mais qualidade de vida para o entorno e para os usuários e ao mesmo tempo trazendo uma melhoria significativa para o sistema”, afirma a diretora da UITP América Latina, Eleonora Pazos.

Para a Socicam, a visita da comitiva de especialistas representou uma grande oportunidade de mostrar a outros países um modelo de negócio inovador na gestão de terminais urbanos, baseado na exploração de um espaço multiuso, que permite também integração da macro e micro mobilidade, proporcionando economia, conveniência e agradável experiência aos usuários e passageiros do sistema de transporte.

Inaugurada em 1982, a Estação de Transbordo Clériston Andrade é considerada o maior terminal de Salvador. Com área construída de 43.635 m², conta com a operação de 48 linhas e circulação de 174 coletivos por hora e integração com o metrô, o local recebe cerca de 460 mil pessoas por dia.

Desde a concessão de sua operação à Socicam, o local recebeu diversas melhorias, com investimentos totalizando mais de R$ 20 milhões. Além da troca de pisos e da rede elétrica, foi realizada a pintura do terminal, impermeabilização das lajes, revitalização do sistema hidráulico, reconstrução do sistema de drenagem de águas pluviais e reforço do sistema de iluminação, ao qual foram acrescentadas 450 lâmpadas LED.

Nesse período, ocorreu também o reordenamento do espaço antes ocupados irregularmente por ambulantes. Hoje, o Terminal da Lapa conta com mais de 60 estabelecimentos comerciais em uma área de 3.200 m², tendo dentre as principais operações, facilidades como clínica médica, academia, mercado, universidades e cursos técnicos, entre outros. Além disso, com o objetivo de trazer ainda mais opções para as pessoas que utilizam o terminal, diariamente. Um dos projetos são as obras em andamento  do Shopping Nova Estação, que oferecerá mais de 20.000 m² de área bruta locável (ABL). Confira o projeto que conta com desenho arquitetônico idealizado para aliar quatro importantes pilares: conforto, funcionalidade, beleza e sustentabilidade.