Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros passa a ser administrado pela Socicam

Vencedora da licitação de concessão do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), a Socicam irá administrar a visitação ao local pelos próximos 20 anos, com o compromisso de conservar o patrimônio ambiental e propiciar melhorias em sua infraestrutura.

É a primeira vez que a Socicam, líder na área de concessões de infraestrutura de mobilidade no Brasil, torna-se responsável pela gestão da visitação de uma unidade de conservação.  A concessão teve início em janeiro deste ano. Até então a recepção e o controle dos visitantes era realizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A operação será feita pelo consórcio Sociparque, firmado pela Socicam e pela empresa Parquetur, e engloba o controle do acesso ao parque, recepção de visitantes, venda de ingressos, administração da loja de conveniência, pontos de alimentação e do espaço de camping e transporte interno. Os investimentos iniciais previstos para melhorias na infraestrutura são estimados em cerca de R$ 2,5 milhões.

Entre as mudanças previstas estão as reformas do Centro de Visitantes, que terá uma nova exposição informativa sobre a história e a biodiversidade do parque, a reforma de uma estrada que dá acesso às trilhas e atrativos do local, melhoria da infraestrutura na área reservada para camping, disponibilização de transporte interno e instalação de um espaço para alimentação.

“Com esta concessão, a Socicam tem como objetivo contribuir para a preservação e educação ambiental, para que, por meio de uma visitação ordenada e de cursos informativos, o público seja conscientizado sobre a importância da preservação da biodiversidade local”, diz Eurípedes Ferreira Brasil Jr., Diretor da Socicam Serviços.

Eurípides ressaltou também que a visitação de parques nacionais é uma atividade que vêm recebendo um maior interesse por parte dos turistas, tornando o segmento bastante promissor. Segundo dados do ICMBio, em 2018, as unidades de conservação ambiental do país tiveram um aumento de 6,15% no número de visitantes, recebendo 12,4 milhões de pessoas. Em 2017, foram 10,7 milhões de visitas, e esse número vem crescendo a cada ano.

Criado em 1961, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros possui uma área de mais de 240 mil hectares e é considerado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) Patrimônio Mundial Natural e zona núcleo da Reserva da Biosfera do Cerrado. Com trilhas, rios, cânions, poços e cachoeiras, o parque está espalhado pelos municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Nova Roma, Teresina de Goiás e São João D’Aliança. A entrada do parque está localizada no distrito de São Jorge, a 36 km do município de Alto Paraíso de Goiás e a cerca de 260 km de Brasília.

Atualmente o parque possui quatro trilhas à disposição dos visitantes: Travessia das Sete Quedas (23 km), Trilha dos Saltos (10 km), Trilha dos Cânions (11 km) e Trilha da Seriema (800 m). O local recebe visitantes durante o ano todo. Normalmente, o período de seca vai de maio a outubro e as chuvas se estendem de novembro a abril.

Para conhecer mais sobre o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, acesse o site oficial do ICMBio.